quarta-feira, 18 de abril de 2018

♪Partituras musicais dos fãs 34 - Wilson Roberto♪

Este é meu amigo Wilson Roberto. E por ter Roberto no nome e também por finalmente ter atendido meu pedido e participar nesta série, o Blog aproveita a véspera de aniversário do rei para apresentar a seus leitores mais um grande fã. Além das canções, de toda sua obra e história, Roberto é quem sempre nos presenteia, oferecendo amigos como Wilson que conheci na época do Portal Clube do rei. Natural de São Paulo e torcedor do Palmeiras, Wilson é muito fã do Roberto e também muito gente fina, como ele brinca chamar o rei. Aceitou contar um pouco de suas histórias e é o que vamos ter agora:

1 - Uma música?

♪Quando fui convidado por você a responder algumas perguntas achei que seria fácil, mas logo na primeira, uma pergunta difícil. Uma música, como dizer qual música entre muitas, gostaria que a pergunta fosse duas músicas. Mas se tenho que responder apenas uma eu diria Abre las ventanas el amor gravado, por Roberto Carlos em seu disco internacional de 1988.

2 - Um momento musical inesquecível?

♪Quando ouvi o primeiro acorde da abertura do meu primeiro show do Roberto Carlos, eu tinha apenas 18 anos, em 1998, imaginava como poderia ser, mas na hora, não pensava em mais nada, era somente a certeza de que eu estava lá.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪Poderia dizer que o primeiro show do Roberto Carlos no Estádio Allianz Parque (Palmeiras), mas tive a oportunidade única de participar dos ensaios do Roberto Carlos no dia anterior. Fui a primeira pessoa, fora dos profissionais que ali estavam a ver Roberto Carlos entrar e cantar no gramado do meu time do coração.

4 – Conta pra gente como foi aquela história do camarim com Ana Maria Braga, que você contou há algum tempo no Portal?

♪Neste primeiro show que falei acima, em 19/07/1998, no Olympia, com meu primeiro salário, fui assistir ao rei, levado pelo meu pai. Vibrei com os primeiros acordes, cantei todas as canções daquele show (o romântico). Ao final, vi uma moça vendendo fotos e, sem pretensão, comprei duas fotos e perguntei, em tom irônico, como chegar ao camarim de RC. Ela apontou um túnel que segui, mas vi apenas orelhões e, ao lado um segurança conversando com outro. Segui um deles, sem ser barrado pelo outro e pensei que ele seguiria ao camarim, e o vi entrando numa sala, o que me deixou mais ansioso. Mas o cidadão foi apenas ao banheiro! Ao sair, vi uma escada e outro segurança que saiu e passei por ele desapercebido, encontrando uma fila, que eram os vencedores de um concurso que a Rádio Nativa havia feito na época para conhecerem o rei e me dirigi a esta. Mas, lembrei que não estava credenciado e, provavelmente, seria barrado. Ai vi uma porta, com muitas luzes e lá havia uma sala onde estavam convidados vips e ali reconheci alguns artistas de várias emissoras, dentre eles, Maurício Mattar e Ana Maria Braga. Então ousei e me dirigi à Ana Maria e comecei a conversar com ela, numa tentativa de frear os olhares desconfiados dos seguranças que me encaravam. Quando conversávamos, rimos muito e os seguranças me deixaram em paz. Ela assinou em uma das fotos que comprei do rei e, de repente, alguém avisou que poderíamos subir e me inclui no grupo que seguia ao camarim, que também incluía o Maurício e a Ana Maria, junto com seu então esposo. E fomos ao camarim, fizemos um círculo ao chegarmos na sala e Roberto abraçou a todos, sendo meu abraço o último e eu segurei sua mão com minhas duas mãos e falei: "Muito prazer em conhecer o senhor!". Ele se afasta, olha para o Maurício e diz: "Pô bicho, um garoto desses me chamando de senhor!". E o Maurício responde: "Ele falou isso em respeito a você!". Ele falou com todos, abraçou e antes de sair, ainda tentei um autógrafo, embora tivesse sido orientado a não pedir. Ele me negou, disse que não dava, mas me chamou para tirar uma foto. Daí, os fotógrafos disseram: "Roberto, uma foto só você". E nisso agradeci por suas músicas, mas não pude tirar a foto. Foi a primeira de muitas outras vezes que estive com ele.

5 – Há um tempo vi um vídeo de você cantando El gato que está triste y azul. Tem alguma experiência como músico, toca algum instrumento?

♪Sério??? Já não me recordava mais desse vídeo. Não, não tenho nenhum talento musical. Me arrisco, depois de algumas cervejas, junto com meus arquivos musicais e na esperança de não haver nenhum vizinho por perto, porque se eu fosse meu próprio vizinho, toda vez que eu cantasse, me jogaria um balde de agua fria para ver se parava com essa palhaçada.

6 – Você também é fã do Eduardo Lages?

♪Gosto muito do trabalho que Eduardo Lages realiza. Tive a oportunidade de conversar um pouco com ele nos bastidores do ensaio para um show do Roberto. Ele não precisa de provas que tem um talento único, domínio com todos os instrumentos musicais, belíssimos arranjos, acredito que sua maior obra seja o arranjo da música Cenário. Tanto que foi o nome de um de seus grandes sucessos.

7 – O que gostaria que o maestro gravasse em futuros projetos?

♪Sou muito fã de piano, acredito que um trabalho voltado a esse instrumento somente com músicas clássicas do Roberto Carlos pouco exploradas, como Fim de Semana, A menina e o Poeta, O diamante cor de Rosa, entre outras.

8 - Um compositor brasileiro?

♪Roberto Carlos

9 - Um músico brasileiro?

♪Roberto Carlos

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪O arranjo é a parte fundamental de uma canção, mas a canção é completa quando se encontra com a melodia. Existem muitas canções boas que se perdem no arranjo e da mesma forma, o contrário. Mas quando você tem os dois em perfeita harmonia, juntando com as cordas, você quase chega na perfeição e é isso que venho observando nesses últimos anos nos arranjos de músicas já consagradas de Roberto Carlos. Porém, a que mais aprecio vem sendo tocada em grande parte dos seus shows desde 1998, a música Cavalgada.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também)

♪Quando ligo a vitrola ou o aparelho de CD, com certeza é pra ouvir algum disco do Roberto Carlos. Ao vivo 1988, Ao vivo Pacaembu (versão completa) e Ao vivo Jerusalém. Se coloco um desses 3 com certeza é para ouvir do começo ao fim.

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Tendo a oportunidade de estar em um show para ouvir as que eu gostaria com certeza seriam: Cama e Mesa versão dupla (primeira parte em português e segunda parte em espanhol), Verde e Amarelo, Abre las ventanas el amor e Un gato en la Oscuridad.

13 - Seu especial de fim de ano favorito?

♪Sem dúvida nenhuma, sempre na ponta da língua o Especial Verde e Amarelo de 1985. Esse especial marcou, foi o primeiro e único especial a ir ao ar depois do Natal, que eu me lembre, transmitido no dia 27 de dezembro de 1985. Nesse dia eu comemorava meu aniversário de 6 anos e lembro do meu pai no exato momento em que Roberto ia cantar a música Verde e Amarelo ele pegou o vinil e colocou simultaneamente com o especial.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪Com certeza muitos falariam um nome de um cantor, mas, se é que se pode chamar de dueto, o encontro de Roberto Carlos com Tom Cavalcante no especial de 1994, pois nesse dia nasceu a forma com a qual chamo Roberto quando me refiro a ele: Roberto gente fina.

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Essa pessoa poucos a conhecem: a cantora espanhola Tâmara, onde em seu quarto álbum em 2005 homenageou Roberto Carlos cantando musicas como Lady Laura, Emociones, La Distancia e outras mais sete canções em espanhol.

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪Repito a Tamara, ela mesma em uma participação na televisão espanhola fez um dueto com Roberto, porem ela usou uma gravação dele em um telão e juntos cantaram Un gato el la obscuridad. Agora seria o momento de estarem no mesmo álbum.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪O Brasil é uma terra cheia de talentos, principalmente no mundo musical: Fábio Jr, Erasmo Carlos, Tom Jobim, Gal Costa, Tim Maia, Kátia.

18 - Um trecho de uma canção?

♪“Em todos os momentos
Que eu olho pro espaço
Sou forte e minha fé
Me faz um homem de aço”

Fé, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1978.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Defino como um pilar importante na minha criação.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪Boa pergunta, eu diria o André Melo, mas ele já passou por aqui. Não me recordo se você o conhece também, mas sei que o André sim: Nelson é muito fã do Roberto e tem boas histórias, mas perdi o contato dele.

Cara, sem palavras para agradecer tamanha gentileza sua em disponibilizar seu tempo e nos contar um pouco sobre o que é ser fã do maior artista deste país! Quem te conhece, deve admirar bastante este seu jeito gentil, sua paz, sua amizade, pois seus amigos virtuais assim o sentem! 

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: