quinta-feira, 28 de julho de 2011

CD Roberto Carlos 1997

Capa do CD 1997.
Nesse ano, as surpresas ficaram por conta do tipo de lançamento, até então inédito: um cd só com canções em espanhol (apenas a mensagem religiosa em português). Quem acompanha Roberto sabe que, vez por outra, ele inclui em seus discos nacionais uma faixa em espanhol, idioma que lhe abriu fronteiras desde cedo, pois repete em suas entrevistas que sua primeira apresentação em rádio foi com o bolero Amor y más amor.

Uma das fotos internas do CD 1997
Desde a década de 70 até 93, ele sempre fazia versões de seus discos para a língua latina, às vezes também incluindo alguma canção original do idioma. Em 97, decidiu lançar também no Brasil, o projeto que estava produzindo para o mundo hispânico, com canções clássicas e algumas que escuta desde pequeno. A faixa de abertura, Abrazami asi, foi tema da novela Por amor e apresentada pela novela semanas antes do lançamento oficial do cd, que também aconteceu com uma apresentação no Domingão do Faustão.

Roberto mostra a medalha e a canção
Acredito que esse projeto nasceu quando desejou fazer um disco com Julio Iglesias, no final da década de 80, e que não evoluiu por questões contratuais incertas entre o Roberto e sua gravadora. Julio lançou em 89 seu álbum Romances (Raízes), já comentado anteriormente. No fim dos anos 80 e começo dos anos 90, Roberto já não só fazia versões de seus discos, mas incluía mais canções compostas originalmente em espanhol, a maioria da autoria de seu amigo Roberto Livi. Em 97 consegue finalizar Canciones que amo, cd com clássicos do mundo hispânico como Adios, Las muchachas de la Plaza España, El manicero, Mi carta, Esta tarde vi llover e Se me olvido otra vez, além das inéditas Niña, Coração de Jesus e uma versão em espanhol feita pelo próprio rei para Insensatez, clássico da obra de Tom e Vinícius.

Contra-capa do CD.
Esse cd chegou caro às lojas e muitos não gostaram da ideia de vir todo em espanhol. Pela primeira vez não o comprei no dia em que saiu e aguardei minha ida ao Recife, semanas depois para comprá-lo mais em conta. Não estava tão ansioso para ouvi-lo, embora tenha gostado bastante do resultado de sua gravação. Adios e Niña eram minhas faixas favoritas. Também gostei do arranjo de El manicero e a nova versão de Esta tarde vi llover, diferente da apresentada em 79. Ele continha muitas fotos internas, algumas apresentadas aqui, o que me fez crer que os cds lançados no exterior pareciam mais trabalhados que os nacionais. A qualidade sonora era impecável, como sempre, mas o tipo de projeto e o elevado preço desse cd fez com que apresentasse baixas vendas naquele fim de ano, sendo vendido posteriormente a preços promocionais.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: