sábado, 4 de setembro de 2010

Lamento sertanejo

Às vezes, algumas canções passam por nós, sem que percebamos seu valor e o teor fantástico que sua mensagem propõe. Às vezes, isso se dá por conta da interpretação e, talvez o ritmo que, em alguns momentos se sobrepõe à letra. Eu tive que escutar a interpretação arrasadora da Elba Ramalho para essa canção, no cd que gravou com Dominguinhos e já comentado aqui recentemente, para me envolver e me apaixonar por esse clássico.

Lamento sertanejo é daquelas canções que tocam a alma das pessoas que se identificam com algum ou todo o trecho que a letra apresenta! A riqueza de detalhes que descreve o personagem de si mesmo é talvez o grau mais emocionante dentro desse contexto. Com essa postagem, descobri que Elba incluiu em sua interpretação um trecho da canção Pipoca moderna de Caetano Veloso. O mais curioso é que ficou muito igual, uma música uniforme, sacadas de gênio mesmo:

Lamento sertanejo
(Dominguinhos e Gilberto Gil)

Por ser de lá
do Sertão, lá do cerrado
lá do interior do mato
da caatinga do roçado

Eu quase não saio
eu quase não tenho amigos
eu quase que não consigo
ficar na cidade sem viver contrariado

Por ser de lá
na certa por isso mesmo
não gosto de cama mole
não sei comer sem torresmo

Eu quase não falo
eu quase não sei de nada
sou como rês desgarrada
nessa multidão boiada caminhando a esmo.

Pipoca moderna
(Caetano Veloso e Sebastião Biano)

E era nada de nem noite de negro não
E era nê de nunca mais
E era noite de nê nunca de nada mais
E era nem de negro não

Pipoca ali, pipoca aqui
Desanoitece a manhã
Tudo mudou...

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

"Sou como rês desgarrada,
nessa multidão boiada caminhando a esmo."
Esse trecho diz mais que mil palavras. Muitas pessoas migram do interior para as grandes cidades em busca de melhores condições de subsistência, fugindo da seca e da fome. Entretanto, quando chegam aos grandes centros urbanos, sentem-se muito mais solitárias, abandonadas, negligenciadas e amedrontadas. Por isso, é tão importante que os líderes governamentais invistam nas cidades do interior, levando universidades, escolas técnicas, empregos e qualidade de vida para a população, evitando, assim, que essa migração desenfreada coloque famílias inteiras no caminho da miséria e do desespero.

beneditolp@gmail.com disse...

Uma realidade dura nas grandes cidades.
Onde o sertanejo se sucumbe